Biblioteca

A Biblioteca

A Biblioteca universitária constitui suporte básico para que a Instituição de Ensino Superior possa atingir seus objetivos: ensino, pesquisa e extensão. O Centro de Biblioteca e Documentação (CBD) atua desde 1972, quando da autorização pelo MEC do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação Física da Alta Araraquarense.

Em 2007 foi iniciado o projeto da Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso da Unifunec, que é de livre acesso. No segundo semestre de 2009 foi iniciado a catalogação analítica de periódicos científicos; dessa forma, os usuários podem fazer pesquisas bibliográficas, através do catálogo eletrônico, dos artigos de periódicos científicos disponíveis nas Bibliotecas dos três Campus da Instituição.

Seções da Biblioteca

Seções da Biblioteca

A Seção de Referência Circulação e Empréstimo está dividida em: Seção de Referência e Seção de Circulação e Empréstimo, prestando os seguintes serviços:

  • Orientação aos calouros quanto ao uso da biblioteca através de treinamentos e visitas orientadas;
  • Disseminação da Informação:
    • Murais informativos;
    • Cursos de acessos a bases de dados eletrônicas;
    • Orientações para levantamento Bibliográfico automatizado nas seguintes bases:
      • Bireme: Medline, Lilacs, BBO, BDENF, HISA, MEDCARIB, REPIDISCA;
      • Pubmed;
      • Scielo;
      • Eric;
      • CCN;
      • Banco de teses do IBICT.
  • Normalização de Documentos de acordo com a ABNT: A biblioteca elaborou um Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos a fim de oferecer subsídios referentes a estrutura de apresentação dos trabalhos produzidos na Instituição;
  • Localização e aquisição de artigos através de sistemas de comutação bibliográfica;
  • Catalogação na publicação.

A Seção de Circulação e Empréstimo disponibiliza a consulta, o empréstimo, a devolução e a reserva de material bibliográfico.

O catálogo do acervo está à disposição para consulta on-line no site da IES, link biblioteca. Os procedimentos de empréstimo, devolução, renovação e reserva estão informatizados, sendo que o próprio usuário pode consultar sua conta, efetuar a reserva e renovação, usando seu código e senha.

A seção de aquisição é responsável pelo processo de compras, desde o recebimento das obras solicitadas para compra, conferência, cotação, pedido de compra, conferência de nota fiscal, verificação da integridade do material e tombamento. No Processamento técnico da informação realiza-se a catalogação ou representação descritiva de acordo com o AACR2, padronizando, desta forma, todas as informações referentes ao acervo. Realiza-se também a classificação de autor segundo a Tabela Cutter – Sanborn e a classificação ou representação temática que segue a Tabela de classificação Dewey Decimal Classification – 20.e. (CDD) para o assunto, divididos em dez grandes áreas do conhecimento. Como Política de Atualização do Acervo, adotam-se as indicações de docentes e catálogos de editoras, nos quais verifica-se novos lançamentos e bibliografia básica dos planos de ensino.

Serviços e Arquivos

  • Orientação aos calouros quanto ao uso da biblioteca através de treinamentos e visitas orientadas;
  • Disseminação da Informação:
    • Serviço de Alerta aos professores;
    • Lista de novas aquisições por área;
    • Murais informativos.
  • Cursos de acessos a bases de dados eletrônicas;
  • Orientações para levantamento Bibliográfico;
  • Normalização de Documentos de acordo com a ABNT e Vancouver;
  • Localização e aquisição de artigos através de sistemas de comutação bibliográfica;
  • Elaboração de ficha catalográfica.
  1. Texto de acordo com as normas do “Manual de normalização de trabalhos acadêmicos” do Unifunec
  2. Arquivo gravado em CD no formato WORD;
  3. É obrigatório assinatura dos membros que participaram da banca de TCC, após a correção. TCC eletrônico, digitalizar a folha de aprovação com a assinatura da banca;
  4. Orientando e orientador precisam assinar o termo de responsabilidade:
  5. Indicar quais TCCs serão disponibilizados para consulta (somente os melhores trabalhos).
  6. O que precisa entregar na biblioteca:
    • CD com o TCC gravado no formato Word e termo de responsabilidade assinado pelo orientando e orientador.
PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
http://www.periodicos.capes.gov.br/
O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
BIBLIOTECA DIGITAL JURÍDICA (BDJur)
http://bdjur.stj.jus.br/jspui/
A BDJur disponibiliza diversos tipos de documentos jurídicos em texto completo.
LEXML – REDE DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA E JURÍDICA
http://www.lexml.gov.br/
O Lexml é um portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil: uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.
BIBLIOTECA DIGITAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
http://www.unisul.br/wps/portal/home/biblioteca/servicos/bases-de-dados/acesso-livre/
A Biblioteca Digital da Câmara dos deputados disponibiliza livros e revistas editados pela Câmara, obras raras, publicações em áudio, produções acadêmicas dos servidores, documentos e publicações do acervo, relacionadas à atividade legislativa.
BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD)
http://bdtd.ibict.br/vufind/
A BDTD disponibiliza teses e dissertações existentes em meio eletrônico nas instituições de ensino superior brasileiras.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS)
http://regional.bvsalud.org/php/index.php?lang=pt
A BVS concentra fontes de informação em saúde disseminando a literatura científica e técnica em: Ciências da saúde (MEDLINE, LILACS, Cochrane); Medicina por evidência; Bases de dados em áreas específicas da saúde.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM PSICOLOGIA (BVS-Psi)
http://www.bvs-psi.org.br/php/index.php
A BVS-Psi disponibiliza várias fontes de informação com acesso a texto completo à literatura científica: artigos, livros eletrônicos entre outros.
DOMÍNIO PÚBLICO
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do
Domínio Público promove amplo acesso a obras científicas (teses, dissertações e livros), obras literárias (literatura portuguesa e brasileira, inclusive histórias infantis), obras artísticas (pinturas, músicas) e vídeos da TV Escola, constituindo-se em uma biblioteca digital significativa para o patrimônio cultural universal.
LIVRE
http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre
LivRe é o portal que facilita a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos, publicados em todas as áreas do conhecimento humano, em acesso livre na Internet.
SCIELO PERIÓDICOS
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_home&lng=pt&nrm=iso
A ScientificElectronic Library Online – SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
SCIELO LIVROS
http://books.scielo.org
A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam.
BRASILIANA
http://www.brasiliana.com.br/brasiliana/colecao
E-books da Editora Brasiliana publicados no período de 1931 a 1993, os quais reúnem relatos de brasileiros e estrangeiros a cerca da realidade brasileira vista pelos ângulos da política, sociologia, ciências e cultura.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
http://novo.fpabramo.org.br/
A Fundação Perseu Abramo oferece mais de 40 livros para baixar gratuitamente, de autores diversos e das mais diferentes áreas.
PORTAL DO LIVRO ABERTO
http://livroaberto.ibict.br
O Portal do Livro Aberto tem por objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação. Os temas Tecnologias da Informação e Comunicação, Fármacos e Complexo Industrial da Saúde, Petróleo e Gás, Complexo Industrial da Defesa, Aeroespacial, Nuclear, Biotecnologia, Nanotecnologia, Energia Renovável, Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Oceanos e Zonas Costeiras Popularização da C,T&I, Melhoria e Ensino de Ciências, Inclusão Produtiva e Social, e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, definidas nos Programas e Atividades Estruturantes da Estratégia Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação 2012-2015, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e incluídos neste primeiro momento.
GOOGLE PESQUISA DE LIVROS
https://books.google.com.br/?hl=pt-BR
Na página do Google voltada à busca de livros disponibilizados na Internet, alguns livros permitem acesso integral ao texto, outros, a pequenos trechos da obra.
LIVROS GRÁTIS
http://www.livrosgratis.com.br/
O site Livros Grátis disponibiliza a todos os usuários da Internet uma biblioteca virtual de e-books com objetivo de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
UNIVERSIA LIVROS
http://livros.universia.com.br/sobre/
O Universia Livros é uma iniciativa de incentivo e popularização da leitura promovida pela Rede Universia – maior rede de cooperação universitária da América Latina.
BIBLIOTECA DIGITAL DA OAB
http://www.oab.org.br/biblioteca-digital/publicacoes
O portal fornece detalhes de cada obra – como autor, ano de publicação e sinopse de conteúdoafim de facilitar a pesquisa dos leitores que querem estudar Direito e assuntos correlatos.De acordo com a OAB, a Biblioteca Digital será, periodicamente, atualizada com novos livros e publicações.

Contato

  • (17) 3641-9011
  • biblioteca@funecsantafe.edu.br
  • Bibliotecária Marilda Duran Lima
  • Bibliotecária Vânia Regina Ferrarese Martim
  • Campus I
  • Segunda à Sexta-feira
    • Das 7h30 às 11h30
    • 12h às 18h
    • 18h40 às 22h40
  • Atendimento
    • Sueli Aparecida Domingues
  • Campus II
  • Segunda à Sexta-feira
    • Das 7h30 às 22h50
  • Sábado
    • Das 8h às 12h
    • Das 13h às 17h
  • Atendimento
    • Alessandra Fernandes Rodrigues
    • Ana Maria Batista de Oliveira
    • Gleislayane Vitorino da Silva
    • Marcos José de Faria
    • Silvia Helena Azevedo dos Santos Silva
    • Letícia Pereira Marchi
  • Campus III
  • Segunda à Sexta-feira
    • Das 18h40 às 22h40
  • Atendimento
    • Letícia Pereira Marchi