Notícias

Acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica realizam visita técnica em Chapadão do Sul

Publicado em 18/05/2022

Acadêmicos dos 4º e 5º anos do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, estiveram na quarta-feira (11), em Chapadão do Sul (MS), onde realizaram visitas técnicas ao Grupo Schlatter – produtor de grãos, algodão e carne, com criação extensiva e em confinamento – e a Fundação Chapadão – referência na área de pesquisas agrícolas na região do cerrado.

A visita proporcionou aos alunos acompanharem o sistema de confinamento de gado, desde o preparo de ração até a terminação dos animais; as culturas de algodão, milho, forrageiras e trigo, este último em fase de testes para ser introduzido como nova cultura no cerrado e alternativa para a safrinha - período em que se utiliza uma cultura diferente da principal e serve como cobertura vegetal para que o solo descanse até a safra seguinte – além de ser uma opção por conta das pragas e doenças, principalmente no cultivo de milho.

De acordo com a coordenadora do curso, Profª Drª Rosylaine Pereira, que acompanhou o grupo junto com o Prof. Dr. Allan Nakao, as pragas e doenças têm sido um grande desafio aos produtores, pois, quando não controladas corretamente, causam grande prejuízo. Entre elas, os alunos conheceram o bicudo do algodoeiro, principal praga da cultura do algodão; ramularia, fungo que afeta a folha do algodão, normalmente de importância secundária, mas que atualmente nas áreas visitadas ganhou status de primária e o enfezamento do milho, doença transmitida pelo ataque de cigarrinhas e com alta incidência e severidade de danos.  

“A visita proporcionou aos alunos conhecerem diversas atividades diferentes sendo executadas simultaneamente dentro de uma mesma propriedade. Eles perceberam a importância na aquisição de amplo conhecimento que é necessário para que possam gerenciar tantas atividades, com inúmeros e diversos problemas. As visitas técnicas complementam a teoria vista em sala de aula e dão aos alunos a real dimensão das técnicas, da administração e das dificuldades que o produtor enfrenta no dia a dia, fundamental para prepará-los para a atuação no campo”, concluiu a coordenadora.



Notícias recentes

Pit Stop marca a divulgação do vestibular 2023 d...

Pit Stop marca a divulgação do vestibular 2023 d...

Leia mais >
Unifunec entrega revitalização dos três Campi e...

Unifunec entrega revitalização dos três Campi e...

Leia mais >
“Domingo com Você – Prefeitura em Ação” m...

“Domingo com Você – Prefeitura em Ação” m...

Leia mais >