Notícias

Professora e acadêmicas do curso de Enfermagem do Unifunec realizam capacitação para professores e ADIs do município

Publicado em 21/09/2022

A professora Me. Camila Maria Buzo Weiller Viotto, do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec juntamente com as acadêmicas do 6º termo, Daniela Neves e Viviane Monteiro realizaram uma capacitação sobre Primeiros Socorros, com ênfase na Lei Lucas para os professores e ADIs (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil) da Estância Turística de Santa Fé do Sul.

A capacitação teve como objetivo levar orientações sobre Primeiros Socorros para que as crianças que estejam em situação de emergência possam receber suporte imediato até a chegada do Corpo de Bombeiro ou Samu. “Todos os professores e ADIs da Rede Básica de Ensino participarão dessa capacitação. É preciso que eles saibam atuar em caso de necessidade, seja um engasgo, uma fratura, até que chegue o serviço especializado. O atendimento precoce evite complicações”, disse a coordenadora do curso de Enfermagem Elena Carla Batista Mendes.

O presidente do Unifunec Fernando Benitez parabeniza todos os envolvidos nessa capacitação. “Uma importante capacitação, essas práticas de primeiros socorros salvam vidas e devem ser seguidas sempre com segurança”, disse Benitez.

Na oportunidade, os profissionais da Educação receberam orientações sobre diferentes temas, entre parada cardiorrespiratória, crise convulsiva e obstrução de vias aéreas. Também foram desenvolvidas atividades práticas.

“Atividades como estas enaltecem o trabalho docente e proporcionam aos acadêmicos do Unifunec, uma vivência mais próxima da realidade e troca de experiências para uma formação profissional mais consolidada”, conclui o reitor do Unifunec, Prof. Dr. Guilherme Hiroshi Yamanari.


Lei Lucas

A capacitação está sendo realizada em cumprimento a ‘Lei Lucas’(13.722/18),  que visa proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes comuns que podem ocorrer em ambientes escolares.  A lei foi sancionada no dia 4 de outubro de 2018, devido a um acidente que ocorreu com uma criança de 10 anos de idade, chamada Lucas Begalli.
Lucas perdeu a vida em um simples passeio escolar, uma fatalidade que poderia ter sido evitada se os responsáveis tivessem o preparo sobre primeiros socorros.



Notícias recentes

Abertura do 13º Fórum Científico supera expecta...

Abertura do 13º Fórum Científico supera expecta...

Leia mais >
Cadeiras de rodas são adquiridas pelo Unifunec pa...

Cadeiras de rodas são adquiridas pelo Unifunec pa...

Leia mais >
Professora e acadêmicas do curso de Enfermagem do...

Professora e acadêmicas do curso de Enfermagem do...

Leia mais >