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Sobre

O Portal de Periódicos do Centro Universitário de Santa Fé Sul – UNIFUNEC, é um projeto do Centro de Biblioteca e Documentação (CBD), que tem por objetivo reunir em um único ambiente digital, periódicos científicos, produzidos pela instituição a fim de oferecer ampla visibilidade e acessibilidade aos conteúdos dos periódicos nele hospedados.

O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), software desenvolvido pela equipe do Public Knowledge Project (PKP), do Canadá. O SEER foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a partir do Open Journal Systems (OJS) e inclui recursos, estratégias e metodologias essenciais às atividades de editoração de Periódicos Acadêmicos em ambiente digital.

O sistema disponibiliza os recursos necessários à gestão e manutenção dos periódicos, em um único endereço digital, cujas tecnologias utilizadas se fundamentam na filosofia do acesso aberto e no modelo de arquivos abertos o que permite acesso amplo e irrestrito aos seus conteúdos.

Os editores dos periódicos que desejam fazer parte do Portal devem enviar solicitação formal ao Centro de Biblioteca e Documentação, por meio de um projeto editorial.

O CBD se responsabilizará de criar o periódico no Portal, treinar a equipe editorial e dar o apoio necessário à sua gestão e manutenção. Para isso, o periódico deve atender aos critérios descritos no item 2. O projeto editorial está exposto no Apêndice B.

A gestão de cada periódico é de responsabilidade dos editores, que devem assinar e encaminhar ao Centro de Biblioteca e Documentação o Termo de Compromisso disponível no Apêndice A.

Estrutura do portal de periódicos

1.1 Conselho Consultivo Deliberativo

A coordenação do Portal encaminha projeto aos membros do Conselho Consultivo e Deliberativo para análise e parecer, que define a inclusão no Portal.

É composto por representantes das diversas áreas do conhecimento do UNIFUNEC, representante do Centro de Biblioteca e Documentação, representante do Centro de Informação e Tecnologia e representante da Comunicação, conforme portaria da direção pedagógica.

COMPETE:

  1. Prestar assessoramento consultivo e de supervisão ao Portal;
  2. Aprovar diretrizes, normas e procedimentos do Portal;
  3. Avaliar o processo de inclusão e exclusão de periódicos no Portal.

Membros:

  • Sâmira Ambar Lins
  • Taise Jordão Zanzarini
  • Guilherme Hiroshi Yamanari
  • Jesreel de Morais
  • Antonio Vieira Júnior
  • Sandro Alves Correa
  • Luciana Renata Rondina Stefanoni
  • Fabiano Martin Tiossi
  • Marcos Fernando Schiavinatti
  • Ana Maria Batista de Oliveira
  • Alessandra Fernandes Rodrigues
  • Marilda Duran Lima
  • Vânia Regina Ferrarese Martin
1.2 Centro de Biblioteca e Documentação (CBD)

A coordenação geral do Portal de Periódicos é do CBD que é coordenadora, avaliadora e implementadora quanto as questões de disseminação, fidedignidade e acessibilidade, normalização, indexação e visibilidade da publicação científica.

COMPETE:

  1. Receber e avaliar as solicitações para criação e/ou hospedagem de Periódicos Acadêmicos no Portal;
  2. Prestar assistência no uso do sistema SEER/OJS;
  3. Capacitar editores e outros membros das equipes dos periódicos do Portal;
  4. Monitorar periodicamente os periódicos segundo as diretrizes aprovadas do Portal;
  5. Normalização do periódico segundo normas ABNT ou equivalentes internacionais: APA, ISO, MLA, MONTREAL, VANCOUVER, DIN, entre outras.
1.3 Centro de Informação e Tecnologia (CTI)

Gestão das tecnologias de informação e comunicação, segurança e de preservação dos arquivos digitais e nas atualizações e migrações do Portal. O responsável designado pelo Centro de Tecnologia e Informação (CTI) deverá dominar os recursos do Open Journal Systems (OJS), traduzido e customizado pelo IBICT com o nome de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).

COMPETE:

  1. Prestar apoio técnico ao Portal e seus editores, no que tange a instalação, programação e ajustes do SEER;
  2. Analisar hardwares e softwares, sobretudo a relação Web versus OJS e os navegadores da internet. Desenvolver soluções padronizadas e transcritas de forma que o Portal seja estável em qualquer sistema operacional, bem como demais navegadores da Web, visando sempre a visibilidade, qualidade, segurança e preservação da informação e a acessibilidade do usuário final;
  3. Realizar atualizações periódicas do sistema (SEER/OJS);
  4. Garantir a preservação dos arquivos e a adoção de mecanismos de segurança;
  5. Coordenar e promover a migração de dados quando necessário;
  6. Adequar e customizar softwares conforme demanda e necessidades do Portal.