Sobre o Unifunec

História

Campus I do Unifunec
Campus I - Prof. Mario Alves Gobbi

A Faculdade de Educação Física da Alta Araraquarense instalada através do Decreto Federal nº. 70.192/72 e mantida pela ASEC – Associação Santa-fé-sulense de Educação e Cultura nasceu como um anseio regional, tendo em vista que o curso mais próximo de Educação Física tinha sede em São Carlos, a 400 km de distância. Além disso o Decreto-Lei nº. 705/69 tornava obrigatória a prática de Educação Física em todos os níveis de ensino.

Em 1.976, a Lei Municipal nº. 1.118, homologada pelo Parecer CNE nº. 181/77 criou a Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul – FUNEC. O Conselho Nacional de Educação autorizou a mudança da mantenedora ASEC para FUNEC conforme Parecer CNE nº. 2.950/76. Assim, a Faculdade de Educação Física da Alta Araraquarense passou a ser mantida pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul – FUNEC. Posteriormente a Faculdade de Ciências e Letras foram instaladas com o Curso de Pedagogia, através do Decreto Federal nº. 96.996/88.

As Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul nasceram através da Lei Municipal nº. 2.000 de 06 de janeiro de 1.998, com Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul aprovado conforme Parecer CEE nº. 614/98, em decorrência da fusão de duas outras instituições superiores: a Faculdade de Educação Física da Alta Araraquarense e a Faculdade de Ciências e Letras.

As Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul constituíam um estabelecimento isolado de Educação Superior, mantidas pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul – FUNEC. Sua constituição histórica teve início na década de 70, logo após a reforma do ensino superior brasileiro ocorrido na década de 1.960, pela Lei 5.540/68.

A maturidade adquirida pela Instituição e a consolidação da qualidade do ensino, pesquisa e extensão oferecidos, aliadas à estruturação física, justiçou a solicitação junto ao CEE para a transformação das Faculdades Integradas em Centro Universitário.

Campus I do Unifunec
Campus II - Jerônimo de Paula

A aprovação do pedido e projeto do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – UNIFUNEC ocorreu por meio do Parecer CEE nº 84/2.018, publicado no D.O.E em 08 de março de 2.018 e Portaria CEE/GP nº 99/2.018, publicada no D.O.E em 15 de março de 2.018.

O Centro Universitário de Santa Fé do Sul – UNIFUNEC possui três Campi, que funcionam nos períodos diurnos e noturnos. Sua estrutura é juridicamente disciplinada pelo Regimento do UNIFUNEC e pelo Estatuto do UNIFUNEC.

O UNIFUNEC tem como Reitor, o Prof. Dr. Guilherme Hiroshi Yamanari doutor em Odontologia pela Unimar; como Pró-Reitora de Graduação e Extensão a Profª. Drª. Geórgea Suppo Prado Veiga, doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e como Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa o Prof. Dr. Sandro Alves Correa, doutor em Ciências Ambientais pela UFG. Os currículos Lattes da Reitora e Pró-Reitores encontram-se registrados no CNPq (Plataforma Lattes).

As Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul cresceram consideravelmente ao longo dos anos, com aproximadamente 3.000 mil alunos matriculados nos cursos de: .

  • Administração
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Ciências Biológicas
  • Direito
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Agronômica
  • Enfermagem
  • Educação Física (Licenciatura e Bacharelado)
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Pedagogia
  • Psicologia

Galeria